As corridas de aventura crescem no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/06/2005

A segunda etapa da Expedição Canguçu acontecerá em Breu Branco no Pará, nos dias 2 e 3 de julho. A maioria das equipes inscritas é de Belém, onde o esporte conta com um grande número de adeptos, mas vão participar equipes de Altamira, Tucuruí, Marabá, Breu Branco, entre outras cidades, o que comprova o crescimento do esporte no Estado. A média esperada para o evento é de 40 equipes, com quatro integrantes cada.

O Pará desponta no cenário nacional de esportes de aventura muito bem representado pela APEA – Associação Paraense de Esportes de Aventura que vem desempenhando um excelente trabalho na prática, com muita dedicação e ética. Em Belém o ritmo de crescimento de praticantes vêm aumentando consideravelmente com o trabalho da APEA.

Para a segunda etapa, o lugar escolhido foi a antiga Vila de Breu Branco, distante 450km de Belém do Pará. O nome deve-se à grande quantidade de árvores que produz a resina utilizada na fabricação do breu. O Breu Branco é uma árvore da floresta amazônica, que ao sofrer alguma agressão como uma picada de inseto, libera uma seiva branca e brilhante como forma de defesa. Com o tempo ela escurece, fica dura e se assemelha a uma pedra que quebra e pega fogo facilmente, liberando um cheiro agradável. É muito utilizado em perfumes.

A Expedição Canguçu terá 105km de percurso, sendo 52km de bike, 16km de canoagem, 3,2km de natação / flutuação e 32km de trekking, além das técnicas verticais – rapel de 70 metros e obstáculos de arvorismo.

A orientação exigirá conhecimento dos atletas. Devido ao crescente número de iniciantes, a organização lançou a categoria Jaguatirica, com 40km de percurso.

“Estamos ansiosos para correr, já que aqui no Norte, só tínhamos corridas curtas, no máximo 60 Km e agora a Expedição Canguçu lança esse desafio de 100km!

A Canguçu exige muita navegação e conhecimento técnico. É uma corrida de estratégia e inteligência, não só força física. O trabalho de equipe e a união do grupo são fundamentais nessa prova”, diz Marcio Levy, 31, professor de educação física e capitão da Equipe Kaiowa que foi a primeira colocada na categoria aventura da primeira etapa.

Ainda dá tempo de se inscrever! No dia 27 de junho vai acontecer o briefing com as informações para a prova.

A Expedição Canguçu é organizada pela APEA em parceria com a Ipaxé Turismo e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Breu Branco e da CCM – Camargo Correia Metais e apoio da Seel – Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Pará, Eletronorte – Centrais Elétricas, 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército e Alezi Teodolini Equipamentos Topográficos.







Fonte: Diferencial Comunicação

Endereço: